AJA
O AJA da Escola Presidente Vargas, tem duração de nove anos, abrange a faixa etária dos seis aos catorze anos de idade e tem por objetivo a formação indispensável para o exercício da cidadania.
Objetivos do AJA
A organização curricular do Ensino Fundamental é pautada nos princípios:
I – Éticos
a) De justiça, solidariedade, liberdade e autonomia;
b) De respeito à dignidade humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer outras formas de discriminação.
II – Políticos
a) De reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais;
b) Da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens e outros benefícios;
c) Da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentem diferentes necessidades;
d) Da redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
III - Estéticos
a) Do cultivo à sensibilidade juntamente com a racionalidade;
b) Do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade;
c) Da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a cultura brasileira e construção de identidades plurais e solidárias.
Mediante esses princípios, os objetivos do Ensino Fundamental são: a) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
b) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
c) A aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo;
d) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
e) O cuidar e o educar, como funções indissociáveis para assegurar a aprendizagem, o bem-estar e o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões.
O currículo do Ensino Fundamental é organizado em 4 (quatro) áreas de conhecimento, à saber:
I. Linguagens – com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, acrescida da parte diversificada com os componentes curriculares de Língua Estrangeira Moderna e de Produções Interativas;
II. Ciências da Natureza – com o componente curricular da Ciências da Natureza;
III. Matemática – com o componente curricular de Matemática;
IV. Ciências Humanas – com os componentes curriculares de História e de Geografia;
V. Ensino Religioso – componente curricular.
A partir do 6º ano do ensino fundamental a escola oferece uma Língua Estrangeira Moderna obrigatória definida pela comunidade escolar.