Diretoria

A criação da Escola Estadual Presidente Vargas deu-se por conta da Lei n°427 de 02 de outubro de 1951, com o credenciamento e autorização de funcionamento do Ensino.

Fundamental e do Ensino Médio.

Desde a sua criação, a Escola Estadual Presidente Vargas oferece Educação Básica, de 5ª a 8ª séries, atualmente, 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ao 3° anos do Ensino Médio. A partir do ano de 2002, a escola passou a oferecer o Curso Preparatório para o Vestibular com prioridade para alunos oriundos de escolas públicas, conforme normas estabelecidas pela SED/MS. Através da Deliberação do CEE/MS n.° 8675, de 22 de abril de 2008, o Vargas recebeu credenciamento, autorização e aprovação para a instalação, por cinco anos, do Curso Técnico em Marketing Integrado ao Ensino Médio - Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.

Com a filosofia de Proporcionar a todos uma educação de qualidade, viabilizando o uso de tecnologias com a finalidade de formar cidadãos críticos, participativos, éticos e dotados de espírito humanitário dentro de um contexto mundial, o Vargas está preparado para enfrentar, juntamente com seus alunos, os obstáculos de nossa contemporaneidade uma vez que a realidade exige uma relação dinâmica entre todos os segmentos da comunidade escolar. Nesse sentido, a Escola propõe constante reflexão em relação a sua prática pedagógica, a fim de aumentar o índice de aprovação, diminuir a evasão escolar e garantir o acesso e a permanência do aluno no ambiente escolar.

Para nortear todo esse processo, o Estabelecimento tem um Projeto Político Pedagógico (PPP) anual elaborado com a participação de todo o universo escolar, que visa propor uma discussão baseada em assuntos atuais e práticos que contribua cada vez mais para a excelência do ensino. Esse projeto estabelece parâmetros, sempre em sintonia com a Legislação Estadual e Federal vigentes, para organizar o processo ensino-aprendizagem dentro das legalidades previstas.

O Presidente Vargas, nesse ano de 2010, está instalado provisoriamente no Jardim Europa - em instalações modernas nas quais funcionam o Ensino Fundamental (nos períodos matutino e vespertino) e o Ensino Médio (nos três períodos) - a espera da reconstrução de seu prédio original, que sofreu ao longo dos anos a ação do tempo e alterações inadequadas em sua estrutura física.

A Escola - parte integrante da história de Dourados - apenas por um breve espaço de tempo terá suas atividades sendo desenvolvidas em um outro local, mas a qualidade do ensino que lhe é peculiar será mantida e aprimorada haja vista o compromisso que essa instituição sempre teve com a educação dos milhares de jovens que depositaram e depositam em suas mãos seus sonhos e expectativas de uma vida melhor.