Ensino Médio

9.5 Organização Curricular do Ensino Médio O currículo do Ensino Médio está organizado em anos com a duração de 3 anos. Contem obrigatoriamente uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada que constituem-se em um bloco integrado, conforme disposto na Resolução CNE/CEB nº 2/212.

O Ensino Médio tem como finalidade: a) Consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos do Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

b) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior;

c) Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

d) Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.

A organização curricular baseia-se em:

I. Formação integral do estudante;

II. Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

III. Educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

IV.Sustentabilidade ambiental como meta universal;

V. Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem;

VI. Integração de conhecimentos gerais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;

VII. Reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;

VIII. Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

O Ensino Médio está estruturado em 4 (quatro) áreas de conhecimento:

I. Linguagens, área que contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Arte, Educação Física e Línguas Estrangeiras Modernas;

II. Ciências da Natureza, área que contempla as disciplinas de Física, Química, Biologia;

III. Matemática, área que contempla a disciplina de Matemática;

IV. Ciências Humanas, área que contempla as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Permeando o currículo será assegurado a abordagem dos seguintes temas de forma transversal e integrada:

I. Educação alimentar e nutricional;

II. Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso;

III. Educação ambiental;

IV. Educação para o trânsito;

V. Educação em direitos humanos;

VI. Saúde, sexualidade, gênero e vida familiar.

 
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