Ensino Fundamental

9.4 Objetivos do Ensino Fundamental

A organização curricular do Ensino Fundamental é pautada nos princípios:

I – Éticos

a) De justiça, solidariedade, liberdade e autonomia;

b) De respeito à dignidade humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer outras formas de discriminação.

II – Políticos

a) De reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais;

b) Da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens e outros benefícios;

c) Da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentem diferentes necessidades;

d) Da redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.

III - Estéticos

a) Do cultivo à sensibilidade juntamente com a racionalidade;

b) Do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade;

c) Da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a cultura brasileira e construção de identidades plurais e solidárias.

Mediante esses princípios, os objetivos do Ensino Fundamental são: a) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

b) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

c) A aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo;

d) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

e) O cuidar e o educar, como funções indissociáveis para assegurar a aprendizagem, o bem-estar e o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões.

O currículo do Ensino Fundamental é organizado em 4 (quatro) áreas de conhecimento, à saber:

I. Linguagens – com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, acrescida da parte diversificada com os componentes curriculares de Língua Estrangeira Moderna e de Produções Interativas;

II. Ciências da Natureza – com o componente curricular da Ciências da Natureza;

III. Matemática – com o componente curricular de Matemática;

IV. Ciências Humanas – com os componentes curriculares de História e de Geografia;

V. Ensino Religioso – componente curricular.

A partir do 6º ano do ensino fundamental a escola oferece uma Língua Estrangeira Moderna obrigatória definida pela comunidade escolar.

 
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